EMA PAULINO

Ema Paulino

Presidente da Direção

“Candidato-me à Presidência da Direção da ANF porque pretendo defender os interesses das farmácias, alinhando-os com as necessidades das pessoas e do sistema de saúde. Quero colocar ao serviço da ANF e dos seus sócios toda a experiência que adquiri no setor farmacêutico nacional e internacional, e que agora é complementada por uma equipa diversa e com credibilidade para assumir os atuais desafios do setor.”

Licenciada em Ciências Farmacêuticas pela Faculdade de Farmácia da Universidade de Lisboa e com pós-graduações em Farmácia Comunitária e em Liderança, Ema Paulino concluiu com êxito o programa executivo Value Measurement for Health Care da Harvard Business School, nos Estados Unidos da América. É proprietária e diretora técnica de farmácia desde 2003, em Almada.

É membro da Direção Nacional da Ordem dos Farmacêuticos (OF) e representa esta organização no Grupo Farmacêutico da União Europeia (PGEU) e na Federação Internacional Farmacêutica (FIP), da qual foi CEO interina e cujo Comité Executivo foi a primeira mulher a integrar. Pertenceu à Direção da ANF durante 9 anos, de 2003 a 2012, e foi, entre 2012 e 2019, Presidente da Secção Regional do Sul e Regiões Autónomas da Ordem dos Farmacêuticos. É membro da Comissão Técnica de Vacinação da Direção-Geral da Saúde desde 2018, e, desde 2020, da Comissão Técnica de Vacinação Contra a COVID-19. Integra também a delegação da FIP à Assembleia Mundial da Saúde, da Organização Mundial da Saúde.

Recebeu o galardão FIP Fellow em 2012. Em 2014, foi distinguida com o prémio Almofariz para Figura do Ano e, em 2017, foi selecionada como uma das 100 gestoras da nova geração a nível nacional para o Círculo da Inovação, projeto do Expresso, SIC Notícias e NOS. Em 2020, foi eleita membro correspondente da Academia Nacional de Farmácia Francesa.